“Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.
Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus”.
Números 15:38-40
Este é o mandamento do Senhor aos judeus acerca do talit, que é usado por todo judeu em todo o mundo. O talit também é chamado um manto de oração porque quando é posto sobre a cabeça ele provê isolamento e previne da distração, o que permite ao usuário orar como se tivesse entrado em seu quarto.
Jesus disse: “Mas tu quando orares, entra em teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto…” Mateus 6:6
A palavra no grego traduzida para aposento é “tameion” que procede do hebraico “heder” e se refere ao talit como um quarto de oração ou armário.
Quando os judeus olham para as franjas do talit eles se recordam de três coisas:
1) Da Lei de Deus
2) Eles eram responsáveis em obedecer a Lei de Deus
3) Eles foram chamados para ser homens santos.
O uso do talit tinha e tem um efeito pedagógico e serve também de sinal para que aquele que o usa possa, ao ver as franjas, lembrar-se das leis (preceitos) da Palavra do Senhor. Eles deveriam (e ainda devem) obedecê-las e andar de conformidade com tudo aquilo que lhes foi revelado por Deus. Essa forma de vida apenas externaria aquilo que já estava bem consolidado em seu interior; o amor e a obediência ao Deus Eterno!
Sendo assim, o uso do talit serve também para lembrar ao homem que ele deve guardar a santidade de Deus e também deve tornar-se cada vez mais santo para o Senhor.
Quando nós cristão usamos o talit, adotamos de fato sua tipologia, entendendo que o talit representa a unção manifesta pela palavra, representa o poder da palavra e a humildade necessária.
O uso e adoção do seu uso não são obrigatórios, mas quando se entende que a Bíblia não é uma colcha de retalhos, passamos então a eliminar em nossa mente embates desnecessários. Fato lindo quando perguntamos a um judeu o porquê fazem ou não algo que está na torah, logo respondem: “não sei de fato o porquê, e nem me interessa saber o porquê, o que me importa foi que se Adonai disse, sigo sem maiores perguntas”.
O uso do talit é livre, e não uma obrigação, pode ser usado por homens e mulheres.
Passagem da Biblia que consta nos quatro cantos do Talit:
1°- Isaías 53:5
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
2°- Malaquias 4:2
Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
3°- 2 Coríntios 5:21
Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
4°- Mateus 14:36
Suplicavam-lhe que apenas pudessem tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocaram foram curados.
- COMPOSIÇÃO: 100% acrilã
- TAMANHO: 130cmx100cm
- COR: Azul Claro
- Segue com bolsa de transporte